Bibliotecário ser ou não ser?

Bibliotecas destaque no Brasil

01/06/2014 15:12

A maior biblioteca da região Norte é a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará. Com mais de seis mil metros quadrados, ela disponibiliza um acervo que ultrapassa a marca de 500 mil volumes, entre livros, periódicos,dissertações e teses, obras raras, fitas de vídeo, fotografias, entre outros materiais. O número de visitas é estimado em mais de um milhão por ano, com 3.800 usuários por dia.

Uma das principais bibliotecas nordestinas, a Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte recebeu recentemente um novo acervo com mais de 1.300 exemplares, de gêneros variados. Esta ação foi conseguida graças à iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, com o Programa do Livro Popular, que produz e comercializa livros com preço reduzido.

Há 22 anos, a Biblioteca Pública de Brasília oferece um espaço para estudo, pesquisa e descanso para seus usuários. Os 313 metros quadrados dela estão divididos em uma área coberta e um jardim de leitura que possibilita sentarao ar livre, além de sala de informática com acesso gratuito à internet. Ela conta com acervo infanto-juvenil, gibiteca, estante de concursos, escritor brasiliense e muito mais.

São 3,3 milhões de itens que compõem o acervo da segunda maior biblioteca do Brasil, a Biblioteca Mário Andrade. Localizada em São Paulo, ela abriga sala de artes, mapoteca, sala de leitura de periódicos e seção de obras raras. Os usuários podem pegar emprestado um dos 42 mil livros disponíveis, que vão de clássicos a publicações mais recentes. Somente esta biblioteca possui um dos exemplares da primeira obra sobre os jesuítas nas Américas, de 1551.

Inaugurada oficialmente em 1855, a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina pode ser considerada uma das mais antigas do país. Além de periódicos e obras raras, os livros que ela possui atendem às mais diversas áreas de conhecimento. O local funciona como Depósito Legal, pela lei que obriga as editoras e escritores catarinenses a doarem um exemplar de cada obra impressa para o seu acervo.

Além dessas, também se destacam Biblioteca Nacional do Rio de JaneiroBiblioteca do CCBB, Rio de Janeiro e Biblioteca pública de Botafogo, Rio de Janeiro

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.